Muitas pessoas costumam dizer: “A rede social é minha, posto o que eu quiser.” Mas será que é realmente assim? A liberdade de expressão tem limites, e a exposição exagerada pode trazer consequências inesperadas. Não vou falar aqui sobre liberdade de expressão, mas sim sobre o risco do excesso de exposição na internet.
O que você compartilha pode ter consequências
O aniversário do filho, a adoção de um filhote, um jantar romântico… Todos nós vivemos momentos especiais e, muitas vezes, queremos compartilhá-los com nossos amigos nas redes sociais. Isso não é um problema, desde que saibamos o que deve ou não ser exposto publicamente.
Empresas monitoram as redes sociais, analisam perfis e buscam informações sobre candidatos antes de contratá-los. Uma foto ou um comentário imprudente pode ser decisivo na hora de concorrer a uma vaga de emprego ou em diversas situações do cotidiano.
A exposição pode prejudicar sua vida profissional e pessoal
Trabalho com mídia há sete anos e já perdi a conta do número de modelos e personalidades públicas que me procuraram pedindo a remoção de fotos sensuais que fizeram no passado e que, hoje, impactam suas vidas pessoais e profissionais.
Muitos esquecem que o que é publicado na internet pode ser difícil – ou até impossível – de apagar.
Exposição em excesso significa publicar tudo sem pensar nas consequências. Eu, por exemplo, evito postar fotos da minha família, amigos ou vida pessoal – não por vergonha ou orgulho, mas por uma questão de privacidade e segurança. Minhas redes sociais são estritamente profissionais, porque sei os riscos que uma exposição desnecessária pode trazer.
O perigo da exposição de crianças e desabafos públicos
Um dos comportamentos mais preocupantes nas redes sociais é o abuso na exposição de crianças, principalmente recém-nascidos. Família é algo sagrado, e certos momentos não deveriam ser compartilhados publicamente.
Outro erro comum são desabafos pessoais na internet. Expor problemas familiares, discussões ou situações delicadas pode gerar arrependimento depois, mas nem sempre será possível apagar o que já foi compartilhado.

Você está sendo monitorado o tempo todo
Parece exagero? Não é.
Empresas, governos e pessoas mal-intencionadas observam nossos perfis o tempo todo. O excesso de exposição faz de qualquer pessoa um alvo fácil para hackers, que podem usar essas informações para roubo de identidade, invasão de redes sociais e contas bancárias, chantagens e até crimes mais graves.
Outro fator preocupante são os scripts automáticos e bots, que fazem cópias de informações postadas na internet constantemente. Além disso, sites podem replicar conteúdos publicados nas redes sociais, tornando quase impossível apagar algo definitivamente.
O que você posta pode nunca desaparecer
Um caso real ilustra bem esse problema: uma jovem postou uma foto quase nua no Instagram e, pouco depois, decidiu removê-la. Meses depois, encontrou a mesma imagem em sites de conteúdo adulto. Mesmo que ela tenha apagado da rede social, a foto continuou circulando pela internet.
Alguém mal-intencionado pode ter salvo essa foto e pode repostá-la sempre que quiser. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, em diferentes contextos.
Se for para se arrepender depois, é melhor não postar
Se há qualquer dúvida sobre a publicação de uma foto, vídeo ou comentário, o melhor é não postar. A internet não tem privacidade absoluta, e o que vai para o mundo digital pode nunca desaparecer completamente.
Esqueça o mito da privacidade na internet. Ela simplesmente não existe.