O Twitter finalmente removeu o selo de verificação gratuito. O emblema que era concedido para pessoas notáveis como artistas, famosos e políticos, agora, só está disponível para quem assinar o Twitter Blue.
A medida foi anunciada pelo CEO do Twitter, o polêmico Elon Musk no dia 23 de março, com a promessa de remoção no dia 1º de abril, mas não aconteceu. Dez dias depois, o bilionário informou que a desativação do verificado gratuito ocorreria nesta quinta-feira (20), o que de fato, ocorreu.
Com isso, muitos artistas twitaram seus choros não concordando com a medida.
O selo de verificação gratuito não passava de um recurso para promover perfis notórios ou com grande quantidade de seguidores. Sabidamente, Elon Musk decidiu acabar com essa regalia e anunciar medidas para garantir que todos os usuários do Twitter tenham direitos iguais de provar que seu perfil é autêntico.
Claro que é preciso medidas para garantir a segurança dos usuários e filtros para barrar o engajamento de discurso de ódio, fake news ou outras ilegalidades, uma vez que o Twitter Blue garante rankings priorizados nas conversas e na busca.
Os perfis de membros de governo e de organizações governamentais ou multilaterais, continuarão com o selo de verificação gratuito na cor cinza. Já as empresas e organizações não-governamentais recebem o selo da cor ouro e têm que pagar.